O tempo da imprensa é o mesmo da Justiça? A linguagem usada pelos jornalistas é a mesma dos magistrados? Qual a importância da profissionalização das equipes de comunicação social nos tribunais? Como preservar a imagem institucional? Essas e muitas outras questões foram debatidas hoje (23) durante o 5º Curso de Formação Continuada (CFC) em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
O palestrante convidado foi Renato Parente, servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, e ex-secretário de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho. Entre 2001 e 2010, foi secretário de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal nas gestões de três presidentes e trabalhou, ainda, como responsável pela Comunicação Social do Tribunal Superior Eleitoral e como assessor de Comunicação Social do TRT da 2ª Região.
A apresentação despertou o interesse dos desembargadores que, ao final da palestra, fizeram perguntas sobre situações corriqueiras enfrentadas em seus tribunais. O conferencista reafirmou a necessidade de se ter uma assessoria de imprensa bem estruturada e bem informada, bem como enfatizou a importância de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa
Cláudia Valente