A administração judiciária foi um dos temas apresentados no 13º Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
A gestão processual de Vara do Trabalho, a cogestão e inovação judiciária, a gestão de recursos materiais e de pessoas, além da promoção da qualidade de vida dos profissionais da justiça foram os tópicos em destaque nas apresentações do juiz Ricardo Fioreze, da 2ª Vara do Trabalho de Gramado/RS e da diretora da Secretaria de Recursos Humanos do TRT da 12ª Região, Fernanda Gomes Ferreira.
O curso teve por objetivo orientar os novos magistrados sobre como gerir, com eficiência, as rotinas de trabalho das varas nos espaços de audiência, gabinete e secretaria. Visou também orientar os magistrados sobre como promover trabalhos em equipe, além de dar exemplos de organização, eficiência e inovação nas práticas judiciárias e institucionais.
As aulas foram voltadas também a orientar os novos magistrados sobre formas de gerir pessoas na vara do trabalho com domÃnio das questões de chefia, liderança, cargos e funções dos servidores. Promover a qualidade de vida pessoal e dos demais sujeitos da atuação judiciária e o meio-ambiente do trabalho sadio como fator de realização profissional também foram alvos de atenção dos instrutores.