O relacionamento entre jornalistas e juízes, os diferentes tipos de entrevistas e como se preparar para cada uma delas, como se portar diante das câmeras, o gerenciamento de crise institucional, a rotina dos jornais, TVs e as redes sociais, a linguagem jornalística, o direito de resposta e fidelidade da fonte foram alguns dos temas abordados pela jornalista Patrícia Resende durante a aula ministrada aos alunos-juízes do 13º Curso de Formação Inicial realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
O tema despertou a atenção dos alunos, que tiveram a oportunidade de treinar situações simuladas de entrevistas de diversas formas. Os novos magistrados receberam dicas importantes como: atenção aos horários de fechamento dos jornais; procurar oferecer material escrito quando der entrevista, cuidados com brincadeiras e informações em “off” e como lidar em caso de divulgação incorreta de informações.
A apresentação de Patrícia Resende foi permeada por filmes exemplificativos que mostraram as diferentes formas de comunicação, a importância de comunicar bem e as crises de imagem em situações contemporâneas.