O ano de 2012 foi muito positivo para a Enamat. Foram realizados, ao todo, 13 cursos, sendo dois de Formação Inicial, cinco de Formação Continuada e seis de Formação de Formadores. Foram 944 juÃzes formados pela Escola Nacional em 2012, sendo que 623 alunos frequentaram os cursos a distância..
Foram realizados dois cursos de Formação Inicial: o 11º CFI, no primeiro semestre do ano, com 84 magistrados, e o 12º CFI, realizado no segundo semestre, com 70 juÃzes, totalizando 154 alunos.
Os cursos de Formação Continuada versaram sobre os seguintes temas: Efetividade da Execução Trabalhista, Teoria Geral do JuÃzo Conciliatório, Administração de Tribunal Regional do Trabalho e Fundamentos da Teoria Contemporânea do Estado Constitucional. Participaram dos CFFs 588 magistrados.
A Formação de Formadores obteve atenção especial este ano. O 2º CFF em Educação a Distância capacitou 41 multiplicadores. O Curso de Produção Textual contou com 15 inscritos e o que versou sobre Processo Judicial Eletrônico foi dividido em três partes, contando com 123 participantes.
O Curso Interinstitucional de Formação de Formadores, realizado em pareceria com Escola Nacional da Magistratura da França (ENM-França) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ-CJF), foi uma realização inédita, por reunir duas instituições nacionais e uma estrangeira num mesmo evento, com 23 participantes.
Segundo o diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, as projeções traçadas para 2012 foram superadas. Para 2013, a expectativa é que a Escola seja consolidada em sua atuação, mantendo a qualidade dos cursos e ampliando seu alcance, para beneficiar a todos os magistrados da Justiça do Trabalho.
O ministro destacou o empenho da equipe de servidores da Enamat durante todo o ano de 2012, assinalando que a colaboração destes foi de vital importância para o resultado positivo apresentado pela Escola.
Cláudia Valente