O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, foi um dos 27 agraciados com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. A cerimônia foi realizada em Porto Velho (RO) na última quarta-feira (28), em sessão solene realizada no edifício sede do TRT/14.
O ministro recebeu a comenda no grau Grão-Colar, pelos relevantes serviços prestados ao TRT nos Estados de Rondônia e Acre. A sessão solene foi conduzida pela chanceler da Ordem do Mérito e presidente do Tribunal, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, e contou com a presença dos demais membros do Pleno, desembargadores do trabalho Socorro Guimarães, Elana Cardoso Lopes, Maria Cesarineide de Souza Lima, Carlos Augusto Gomes Lôbo, Ilson Alves Pequeno Junior, Francisco José Pinheiro Cruz, juiz convocado para o Tribunal, Shikou Sadahiro, e Ailton Vieira dos Santos, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região.
Ao receber a medalha, o ministro Aloysio ressaltou que “a sociedade vive uma fase de mudanças de paradigmas e que atuar na Justiça do Trabalho é sentir a sensação do cumprimento do dever na busca da solução dos conflitos entre o capital e o trabalho”. De acordo com o ministro, essa fase representa um momento especial de preservação de muitos valores humanos cujo alcance maior é a paz social.
Ele destacou, ainda, que é “um juiz com perfil do Século XX, que vive no Século XXI, e alimenta a esperança de que a sociedade consiga manter no Século XXII os mesmos valores indispensáveis à consecução da justiça social”.
Cláudia Valente (com informações da Ascom do TRT da 14ª Região).