Encerrou hoje (9), com êxito, o primeiro Curso Interinstitucional de Formação de Formadores, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em parceria com a Escola Nacional da Magistratura da França (ENM-França) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ-CJF).
A ministra do TST, Maria de Assis Calsing, conselheira da Enamat, em nome do diretor da Escola Nacional, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, conduziu a cerimônia de encerramento do curso.
A ministra destacou que, no ano passado, participou de um curso semelhante em Paris e em Bordeaux, na França, oportunidade em que pôde constatar a excelente metodologia e concepção da formação de magistrados, bem como a seriedade e o comprometimento da escola francesa.
Ela agradeceu a colaboração das magistradas francesas Anne-Marie Morice e Catherine Grosjean, coordenadoras regionais de formação da ENM, “pela disponibilidade, pelo convívio familiar que lhes foi ‘roubado’, pelo conhecimento e vivência partilhados”, e destacou a importância de os concluintes compartilharem esses conhecimentos com os demais colegas.
O curso, com o total de 31 horas-aula, iniciou-se no dia 5 de novembro e contou com sistema de tradução simultânea para o português. Dos 24 participantes, 14 foram indicados pela Enamat e 10 pela CEJ-CJF.
Cláudia Valente