No penúltimo dia do Curso Interinstitucional de Formação de Formadores, fruto de uma parceria firmada entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), a Escola Nacional da Magistratura da França (ENM-França) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ-CJF), os alunos demonstram satisfação com o conteúdo apresentado.

As aulas ministradas pelas magistradas francesas Anne-Marie Morice e Catherine Grosjean, coordenadoras regionais de formação da ENM, tem abordado aspectos de ensino inovadores e a troca de experiências é destaque na satisfação dos alunos.

O evento teve início no dia 5 de novembro e encerra amanhã (9). As aulas contaram com tradução simultânea para o português. Participaram 24 alunos. Confira a opinião de alguns deles:

Arnaldo

Arnaldo José Duarte do Amaral – TRT da 13° Região: “O curso está sendo bem interessante para que possamos aperfeiçoar a nossa visão da formação de juízes. A França tem uma experiência muito grande, de 50 anos. No Brasil essa formação ainda é muito recente.”

Cintia

Cíntia Menezes Brunetta – TRF da 5° Região: “Estou achando o curso muito proveitoso. Ele sistematiza as ideias que nós tínhamos de formação de magistrados. De uma forma intuitiva, a partir do curso, nós conseguimos colocar essas ideias dentro de um formato mais consistente.”

Vânila

Vânila Cardoso André de Moraes – TRF da 1° Região: “O curso está sendo interessantíssimo. Ele apresenta novos paradigmas na formação de juízes. Efetivamente, apresenta novas formas de trabalhar com questões mais práticas, que envolvem as pessoas no próprio aprendizado. Está sendo muito diferente e muito rico.”

Clocemar

Clocemar Lemes Silva – TRT da 4°Região: “É um curso de formação bem detalhado, a partir de experiências pedagógicas de professoras que atuam na França. Elas estão abordando novos aspectos que eu não conhecia. A nossa formação de juristas não nos dá esses conhecimentos e elas estão enriquecendo bastante esse aspecto.”

Marcílio

Marcílio Florêncio Mota – TRT da 6° Região: “Estou gostando muito do curso. Está sendo bem oportuno, em primeiro lugar porque está permitindo um intercâmbio, uma troca de experiência entre nós das escolas judicias, da justiça federal, trabalhista e da escola da França. Em segundo lugar, porque nós percebemos uma organização muito boa do curso. Existe uma preocupação pedagógica. Estamos aprendendo ações formativas com as quais poderemos ajudar outras pessoas e outros formadores. Poderemos replicar também as técnicas que aprendemos aqui, como: brainstorm, simulações e técnicas de trabalho em grupo.”

carolina

Carolina de Souza Lacerda Aires França – TRT da 11°Região: “Está sendo muito prazeroso fazer esse curso, estou muito feliz em ter sido escolhida para participar. Tem sido muito interessante essa troca de experiências com juízes federais, desembargadores e a escola francesa. Estou aprendendo muitas técnicas importantes para o meu papel de formadora.”

Cláudia Valente e Sheila Souza