Jovens advogados da União dos Advogados do Sudão visitaram hoje (19), às 14h30, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – Enamat. A visita faz parte do Programa de Capacitação e Estágio Profissional promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.
Os visitantes foram recepcionados pelo diretor da Escola Nacional, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, pela ministra Maria de Assis Calsing, membro do Conselho Consultivo e pelo juiz Giovanni Olsson, assessor da Direção.
O objetivo da visita é ampliar o conhecimento dos advogados sudaneses acerca do sistema jurÃdico vigente em outros paÃses. O programa visa o incentivo ao desenvolvimento do Direito Comparado como ciência, além de aprofundar as relações culturais, sociais e de cooperação jurÃdica entre os paÃses envolvidos.
Os sudaneses Marwa Taha Saeed, Manal Kamal Osman Ibrahim, Hussein Jeaballah Ahmed Hassan, Mohamed Abdeen Awadelkareem Suliman e Muhanad Ahmed Omer El Muftà obtiveram informações sobre as metodologias de ensino aplicadas aos magistrados, dentre elas o ensino a distância, conheceram o sistema de videoconferência, os laboratórios, as salas de aula, o auditório e a área administrativa.
Os anfitriões discorreram sobre as peculiaridades da justiça especializada trabalhista, falaram sobre a implantação do processo judicial eletrônico, cuja capacitação de magistrados está a cargo da Enamat, e sobre a formação inicial e continuada dos juÃzes. Após conhecer a Escola Nacional, os advogados visitantes foram conhecer o gabinete do ministro Aloysio e uma das salas de sessão de julgamento do TST.
Cláudia Valente