O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, presidiu hoje (27), em Brasília, a cerimônia de abertura da reunião com escolas judiciais e comitês regionais de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça do Trabalho.

Segundo o ministro Aloysio, a Justiça do Trabalho é pioneira na implantação do processo eletrônico no País, “uma verdadeira revolução no processo judicial que trará melhorias significativas na prestação jurisdicional”. Para ele, é inadmissível nos tempos atuais que a demora na tramitação dos processos impeça o trabalhador de usufruir de seu direito, que acaba por ser gozado por seus herdeiros e sucessores.

O ministro destacou também que a Força Nacional, instituída para colaborar com a capacitação de servidores e magistrados trabalhistas, é essencial para o êxito do PJe. E enfatizou, ainda, a importância de as escolas judiciais equiparem seus laboratórios para tornar o ambiente de treinamento adequado às necessidades da formação.

 A reunião de trabalho foi conduzida pelo juiz Alexandre Azevedo Silva, auxiliar da presidência do CSJT e membro do Comitê Gestor de Implantação do PJe/JT, e pelo servidor Ben Hur Lopes Oliveira, analista de sistemas da Escola Nacional. O encontro, que está sendo realizado no auditório da Enamat, termina amanhã. Participam 27 membros dos Comitês Regionais de Implantação do PJe e 24 secretários de Escolas Judiciais.

Cláudia Valente

 

Mesa Reunião PJe

Auditório PJe