Os aspectos práticos do relacionamento com a imprensa foram apresentados hoje (17) pela jornalista Patrícia Resende, do Conselho Superior da Justiça do trabalho (CSJT) aos alunos-juízes do 4º Curso de Formação Continuada em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
Os diferentes tipos de entrevistas e como se preparar para cada uma delas, como se portar diante das câmeras, o gerenciamento de crise institucional, a rotina dos jornais, TVs e as redes sociais, a linguagem jornalística, direito de resposta e fidelidade da fonte foram os temas abordados pela jornalista. O tema despertou a curiosidade dos alunos, que tiveram a oportunidade de debater e tirar dúvidas.
Dicas importantes foram transmitidas aos magistrados, como: atenção aos horários de fechamento dos jornais; procurar oferecer material escrito quando der entrevista, cuidados com brincadeiras e informações em “off” e como lidar em caso de divulgação incorreta de informações. Duas dicas do que não se deve fazer foram igualmente úteis para solucionar as dúvidas dos juízes: jamais peça para ler o texto antes da publicação e nunca entregue documentos confidenciais aos jornalistas.
A apresentação de Patrícia Resende foi enriquecida com filmes exemplificativos que mostraram as diferentes formas de comunicação, a importância de comunicar bem e como algumas empresas lidaram com suas crises de imagem. “Minha impressão é de que os magistrados se conscientizaram da importância de ter uma assessoria de comunicação forte e bem estruturada”, disse ela ao final do curso.
Cláudia Valente