O assessor da Direção da Enamat, juiz do trabalho Giovanni Olsson, foi o responsável pela apresentação, no dia 16, do tema “Gestão de Pessoas: a Formação Profissional de Magistrados”, aos alunos-juízes do 4º Curso de Formação Continuada em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
Ele falou sobre a relevância das escolas judiciais, como “espaços abertos, onde o aluno-juiz tem plena liberdade para concordar ou ainda contribuir nas discussões e construções dos temas propostos”. Segundo o juiz Giovanni, investir na qualificação do magistrado é tão importante quanto qualificar o servidor. “A magistratura é a soma da formação acadêmica e da profissional, que é oferecida pelas escolas judiciais”, disse ele.
O curso sobre administração judiciária de TRTs oferecido aos magistrados à frente da direção dos Regionais, segundo o assessor, possibilita uma maior reflexão quanto à difícil tarefa de administrar, antes delegada apenas aos servidores.
Foram abordados ainda, temas como: a relação do magistrado com a mídia e a sociedade, as novas tecnologias à disposição do Judiciário e competências profissionais, entre outros. Ao final da apresentação foi aberto espaço para perguntas e debates.
Sheila Souza