O jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, foi o convidado para a palestra de abertura do 4º Curso de Formação Continuada em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho, que está sendo realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
“A imagem da instituição perante a sociedade” foi o tema abordado pelo jornalista, que falou sobre o que é notícia, como atender os jornalistas, o papel das assessorias de comunicação e o relacionamento entre profissionais da Imprensa e magistrados.
Os magistrados puderam, no final da apresentação do jornalista, formular perguntas para esclarecimentos e debates. As principais dúvidas apresentadas foram sobre direito de resposta, fidelidade da fonte e questões da linguagem jurídica. Heraldo deu dicas no sentido de se evitar o uso de palavras rebuscadas, tendo em mente que a informação é dirigida ao público, muitas vezes leigo. Disse, também, que o administrador público fala em nome da instituição, devendo evitar emitir opiniões pessoais.
O diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ao promover a abertura do evento ao lado do vice-diretor, ministro Horácio de Senna Pires, lembrou aos magistrados – presidentes, vice-presidentes e corregedores de TRTs – sobre a importância de se debater questões oriundas da própria gestão da atividade jurisdicional. “O curso é uma orientação sobre como desenvolver uma estrutura administrativa que possa dar outorga à prestação jurisdicional que a sociedade exige de nós”, disse o ministro Aloysio.
O curso, com 24 horas aula de duração, encerra no dia 17/05. As demais matérias a serem abordadas são: Administração Judiciária de Tribunal; Planejamento Estratégico na Justiça do Trabalho; Gestão de Pessoas: a Capacitação de Servidores e a Formação Profissional de Magistrados; Gestão Orçamentária: Lei de Responsabilidade Fiscal e Trâmites Orçamentários e Execução Financeira; Gestão de Contratos de Bens e Serviços e Implantação do Processo Eletrônico na JT.
Cláudia Valente