O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ministrou palestra, na segunda-feira (7), aos dez novos juízes substitutos aprovados no último concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ).
A palestra do diretor da Enamat faz parte do cronograma do Curso de Especialização para Magistrados, promovido pela Escola Judicial (EJ) do Rio. O objetivo foi mostrar aos novos magistrados a função e a importância da EJ1 na formação de suas carreiras.
Segundo o ministro Aloysio, três características são importantes para os juízes: a cognição (conhecimento do ofício e clareza de que é necessário estudar sempre); o funcional (saber fazer e ser o primeiro corregedor da Vara); e a atitude (saber ser e estar). “Não pode haver desvio de conduta do magistrado, pois este representa a sociedade, sendo um agente do Estado em tempo integral. O juiz tem que ser tecnicamente correto e eticamente humano, mas com um compromisso social”, disse ele.
A presidente do TRT-1, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, prestigiou o evento e destacou a importância da Escola Judicial na formação de novos juízes. O ministro Aloysio salientou que ele e a desembargadora foram colegas de concurso, em outra realidade de Justiça do Trabalho.
O diretor da EJ1, desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, ao promover a abertura do evento, salientou que o juiz deve se manter em processo de formação permanente, lembrando que os próximos dois anos serão fundamentais, pois aprenderão muito durante o processo de vitaliciamento.
Cláudia Valente (com informações do TRT-1).
Fotos: TRT-1