“O que faz um policial federal lecionando numa escola judicial?” Essa foi a pergunta lançada, na noite da última terça-feira (24), por Oscar Marcelo Silveira, agente da Polícia Federal – classe especial. Logo na sequência, ele mesmo explicou que passou alguns dias observando os advogados e seus clientes em tribunais, dentro e fora das audiências.
O resultado dessa observação foi um material específico para a magistratura, apresentado no auditório da Ejud-2 (10º andar do Fórum Ruy Barbosa), local da palestra Técnica para coleta de prova oral, ministrada pelo policial, especialista em execução de políticas de segurança pública.
O objetivo da palestra foi apresentar técnicas para se obter a colaboração de quem tem o conhecimento desejado, incentivar a veracidade da narrativa e até a detecção de mentiras dos depoentes em audiências judiciais.
Durante a explanação, o agente usou de metáforas para que o público pudesse visualizar melhor suas técnicas. “O homem que fala a verdade segura um elástico. Se você estica a conversa, o elástico estica, mas não se rompe. O homem que mente segura um barbante, que, quando você estica, o barbante se rompe,” comparou.
(Fonte: EJud-2)