A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) passou a integrar a Rede Ibero-americana de Escolas Judiciais (RIAEJ), uma comunidade voltada para cooperação, ajuste e apoio recíproco entre as escolas judiciais e centros públicos de capacitação judicial ibero-americanos.
A inclusão da Enamat foi proposta pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e aprovada, por unanimidade, pela VI Assembleia Geral da RIAEJ, realizada em outubro deste ano, em Cartagena de Índias, na Colômbia.
A RIAEJ facilita o intercâmbio de práticas e cursos visando ao aprimoramento das escolas judiciais da Rede e ao desenvolvimento de práticas que estimulem as escolas da magistratura e os centros judiciais dos países integrantes a trocar experiências, conhecimentos e metodologias de trabalho. Essas atividades buscam o fortalecimento do sistema judicial, a melhoria da comunicação entre os membros e melhor capacitação dos operadores da Justiça.
Compõem a Rede as escolas judiciais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Cláudia Valente