O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, participou, de 31 de outubro a 3 de novembro, da 5th International Conference On The Training Of The Judicial (Quinta Conferência Internacional Sobre Formação Judiciária), realizada na Escola Nacional de Magistratura (ENM), em Bordeaux, França.
O evento, realizado a cada dois anos pela Organização Internacional de Formação Judiciária (IOJT), reúne magistrados e operadores do Direito para troca de experiências e de técnicas pedagógicas inerentes à formação judicial. O tema da conferência foi a “Formação judiciária em um mundo globalizado”, onde foram abordados aspectos como a legitimidade da justiça, a eficácia e a solidariedade internacional.
O ministro falou sobre Formação Judiciária e Especialização dos Juízes. Em sua palestra, ele destacou que a especialização da formação profissional de juízes é uma consequência da necessária especialização da própria Justiça para atender às complexas demandas da sociedade contemporânea. “A vida atual revela conflitos altamente dinâmicos, de nível globalizado, que envolvem as mais variadas dimensões da sociedade, como aspectos econômicos, sociais, psicológicos e políticos, além dos propriamente jurídicos. Para solucioná-los, a Justiça deve estar adequadamente preparada em termos materiais e humanos”, disse ele.
A função da Enamat, sua metodologia de ensino, sua criação pela Constituição da República, e sua importância, como primeira Escola de âmbito nacional instituída no Brasil para a formação de magistrados, foram destaques na palestra do ministro Aloysio. Veja aqui a íntegra da palestra.
Cláudia Valente