O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e o vice-diretor, ministro Horácio Raymundo de Senna Pires, receberam hoje (14) visita de sete integrantes do Programa Joaquim Nabuco para Intercâmbio de Servidores e Magistrados dos paÃses do Mercosul. Seis dos visitantes são oriundos do Chile e um do Uruguai, dentre eles, dois magistrados federais.
Os visitantes vieram ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para conhecer de perto o funcionamento da justiça trabalhista no Brasil. Na Enamat, os ministros falaram sobre a estrutura do Judiciário, dos procedimentos e atos processuais, da implantação do processo eletrônico, já em pleno funcionamento, e dos métodos educacionais aplicados pela Escola, com ênfase à educação a distância e formação continuada.
O grupo se mostrou entusiasmado com a funcionalidade da Enamat e com a estrutura deste tribunal especializado, que inexiste tanto no Chile como no Uruguai. A formação de juÃzes em escolas judiciais especializadas também foi uma novidade que despertou interesse dos visitantes, que buscaram aprofundar conhecimentos quanto ao corpo docente e as matérias oferecidas.
O assessor da direção da Enamat, José Valmir Santos Filho, apresentou aos visitantes slides institucionais em espanhol, com conteúdo explicativo sobre o funcionamento da Justiça no Brasil, sobre a Justiça do Trabalho e sobre a Escola.
O programa de intercâmbio Joaquim Nabuco estimula a cooperação entre integrantes dos paÃses do Mercosul, contribuindo para a expansão das bases de cooperação judiciária, para o fortalecimento do MERCOSUL e para a promoção da segurança jurÃdica na região, como fator de estabilidade polÃtica, econômica e social.
Cláudia Valente
Â