A Enamat encerrou hoje o treinamento na plataforma Moodle de educação a distância, com a conclusão do Módulo 2, destinado a administradores de sistema dos Tribunais Regionais do Trabalho. O Módulo 1, programado para gestores de cursos das Escolas Judiciais, terminou na tarde da última quarta-feira (24), após três dias de atividades ocorridas nas instalações da Escola Nacional.
Os participantes do treinamento tiveram a oportunidade de realizar atividades no sistema Moodle, desenvolvendo vários exercícios que contribuíram para ganhar desenvoltura no manuseio da ferramenta e para organizar, planejar e executar cursos de educação a distância. Nessas atividades, a Enamat utilizou equipamento eletrônico adequado e organizou dinâmicas de aprendizagem, conduzidas por instrutores especializados.
Os depoimentos de participantes do treinamento demonstram que foi alcançado o propósito de proporcionar aos profissionais das Escolas Judiciais e dos TRTs o desenvolvimento das competências necessárias à implantação ou implementação da educação a distância.
Segundo José Marcos Alves, gestor de cursos da Escola Judicial da 2ª Região (SP), “o projeto é importante para a capacitação de magistrados e servidores do TRT da 2ª Região e irá alavancar a educação a distância dos Tribunais”.
Para Jaqueline de Amorim Osório Santos, da EJ da 22ª Região (PI), “o treinamento foi muito importante porque nivelou os Tribunais Regionais do Trabalho – alguns mais avançados, outros menos – e permitiu aos participantes compartilhar os conhecimentos”.
Por sua vez, Rosely Belo Ribeiro Vieira, da EJ da 16ª Região (MA), ressaltou: “O treinamento foi muito importante, muito oportuno e muito exitoso, tanto pelo conteúdo quanto pela dinâmica da apresentação. Outro aspecto importante foi trazer alguém da área de TI e da gestão de cursos das EJs, pois nivela o entendimento em relação ao Moodle. A partir desse treinamento poderemos implantar o Moodle e desenvolver cursos na modalidade a distância”.
Antônio Augusto de Araújo Fontes, da EJ da 21ª Região (RN), declarou que “o treinamento foi muito válido para balizar os participantes, principalmente nós que estamos iniciando as atividades de educação a distância”. Ele destacou, ainda, que os participantes poderão “replicar esse conhecimento nos Tribunais Regionais e avançar nesse projeto de tão grande importância para a Justiça”.
No final das atividades, afirmou o assessor da Direção da Enamat José Valmir Santos Filho: “Os servidores que participaram do treinamento estão capacitados a utilizar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, tanto no que se refere à criação e gestão de cursos como na administração da plataforma. A partir dessa formação, a educação a distância na Justiça do Trabalho deverá ter um crescimento na qualidade e na quantidade das ações de capacitação”.