O Diretor da Enamat, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, recebeu, na tarde do último dia 26, a visita do Embaixador da França, Yves Saint-Geours, do Diretor-Geral da Escola Nacional da Magistratura (ENM) francesa, Jean-François Thony, e da magistrada de ligação, Carla Deveille-Fontinha.
A visita teve por objetivo a proposição de medidas concretas para dar efetividade ao Memorandum de Entendimento de Cooperação, firmado em fevereiro de 2011 entre a Enamat e a ENM, cujo objeto é promover o aperfeiçoamento da formação dos magistrados dos dois países por meio do intercâmbio de experiências em engenharia pedagógica, formação de formadores, formação inicial e formação continuada, com ênfase em uma abordagem teórico-prática, profissionalizante, transdisciplinar e humanista na relação ensino-aprendizagem.
Estiveram presentes na recepção dos visitantes a Vice-Presidente do TST, Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, representando o Presidente, Ministro João Oreste Dalazen, e o Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.
Acompanharam as atividades realizadas na visita a Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria de Assis Calsing, a Juíza do Trabalho Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora – MG, o Desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, Diretor da Escola Judicial da 1ª Região, e a Desembargadora Flávia Simões Falcão, Coordenadora da Escola Judicial da 10ª Região, membros do Conselho Consultivo da Enamat, assim como a Subsecretária Administrativo-Acadêmica da Escola, Denimar Noronha, a Assistente da Subsecretaria Administrativo-Acadêmica da ENAMAT, Marizaura Augusto da Glória, e componentes da equipe técnica.
O Ministro Aloysio Corrêa da Veiga entregou aos visitantes documentos institucionais da Enamat e uma proposta de projeto de atividades comuns a serem implementadas em 2011, da qual constam temas considerados prioritários e sugestões de intercâmbio de magistrados. Houve, ainda, troca de publicações entre as Escolas brasileira e francesa. Na ocasião, o Diretor da Enamat agraciou o Embaixador da França e o Diretor-Geral da ENM com o Certificado e a Medalha “Honra ao Mérito” da Enamat, pelas relevantes contribuições em favor da melhoria da formação dos magistrados brasileiros do trabalho. Por seu turno, o Diretor-Geral da ENM homenageou o Ministro Aloysio, contemplando-o com placa em que consta a logomarca da Escola francesa.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Enamat, quando receberam informações sobre o desenvolvimento dos cursos a distância realizados por meio da plataforma moodle, as ferramentas utilizadas e a metodologia didático-pedagógica adotada.
Além disso, os representantes franceses visitaram o plenário do TST e foram convidados pelo Ministro Aloysio Corrêa da Veiga a irem ao seu gabinete, onde foi explicado o funcionamento do processo judicial eletrônico.
Os visitantes elogiaram a estrutura e o dinamismo das instalações visitadas, sobretudo os recursos tecnológicos em uso na Enamat e no TST. Eles ressaltaram, também, o interesse em conhecer a realidade da formação de magistrados desenvolvida em nível nacional, sob a responsabilidade da Enamat, e em nível regional, levada a efeito pelas escolas judiciais.
A visita proporcionou o estreitamento dos laços de cooperação entre a ENM e a ENAMAT, podendo surgir daí avanços significativos, que venham a concorrer positivamente para o aperfeiçoamento e a modernização dos sistemas judiciários dos dois países.