Os desembargadores participantes do 3° Curso de Formação Continuada em Administração de Tribunal Regional do Trabalho assistiram na terça-feira (3/5) à aula ministrada pela Secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Cláudia Braga Mendonça, que tratou do tema Gestão de Pessoas no Poder Judiciário.
Ana Cláudia Mendonça utilizou como ponto de partida para a abordagem do tema os aspectos focalizados no livro Quem mexeu no meu queijo, que apresenta uma parábola de como lidar com a mudança. A Secretária de Gestão de Pessoas discorreu sobre as mudanças que hoje ocorrem na forma de trabalho e afirmou que “mudar tem impacto”. Levantando a questão de como mudar com menos impacto, ressaltou que os gestores devem saber como trabalhar com essa situação.
Ela explicou a evolução da Administração, indicando os modelos de gerenciamento que predominaram na área, apontando que no modelo gerencial, surgido a partir de 1970, a flexibilidade tem importante papel.
Também descreveu o cenário externo atual, quando indicou características como administração pública mais efetiva, sociedade mais exigente, existência de mais controle (presença dos Conselhos), a era do conhecimento e tecnologia em que estamos, valorização de competências, aumento na expectativa de vida e mudança na forma de trabalhar e no trabalho. Ao apresentar o cenário interno da administração pública, Ana Cláudia ressaltou a ocorrência de mudanças de gestão, servidores qualificados, choque de gerações, servidores desmotivados, estilos de gerência inadequados e ausência de políticas de gestão de pessoas.
Outras questões salientadas pela Secretária do TSE foram as diferenças entre gestores e líderes, as características do novo modelo de gestão de pessoas, a relação entre as várias funções da área de gestão de pessoas, a distinção entre eficiência, eficácia e efetividade e os cargos e salários do Poder Judiciário. Além disso, Ana Cláudia explanou com detalhes questões relativas a avaliação de desempenho e recrutamento e seleção, enfocando ao final o modelo de gestão por competência, que une conhecimentos, habilidades e atitudes.
O Vice-Diretor da Enamat, Ministro Horário Raymundo de Senna Pires, após a conclusão da aula, convidou os magistrados a participarem da solenidade em homenagem aos 70 anos da Justiça do Trabalho no Brasil, promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho, às 17 horas do mesmo dia, na sala de sessões do Tribunal Pleno.