Durante duas horas de exposição no 10º Curso de Formação Inicial, a Diretora de Recursos Humanos do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), Fernanda Gomes Ferreira, tratou dos desafios da gestão de pessoas na área pública, levando em consideração dois eixos teóricos: o da competência e o da qualidade de vida no trabalho.
Fernanda Gomes Ferreira destacou a necessidade de um novo modelo de gestão que garanta os resultados organizacionais, baseado nos fatores de liderança, método e processo. Segundo ela, “a liderança está no coração da excelência do serviço público, especialmente na capacidade de administrar a mudança e inspirar e mobilizar as equipes de trabalho”.
A Diretora de RH do TRT–12ªR também trouxe para reflexão o pensar do filósofo Cortella, que desenvolveu a ideia de que a qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada à falta de sentido no trabalho, isto é, de que a pessoa se estressa quando aquilo que faz não tem muito sentido. “É preciso resgatar a vocação dos servidores públicos e possibilitar que a pessoa se veja naquilo que faz”, afirmou Fernanda Gomes Ferreira.