A segunda semana do 10º Curso de Formação Inicial, que começou ontem (28/3), foi marcada pela visita dos 54 alunos-juízes, acompanhados do Diretor da ENAMAT, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ao Foro Trabalhista de Brasília. Eles observaram durante toda a tarde a rotina do Foro, que reúne 21 Varas do Trabalho e adota modelo de autonomia administrativa.
Inaugurando as atividades, o Ministro Aloysio Corrêa da Veiga agradeceu ao Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Desembargador Ricardo Machado, e ao Diretor Substituto do Foro, Juiz do Trabalho Denilson Bandeira Coelho, a oportunidade oferecida aos alunos do 10º CFI de acompanhar os trabalhos realizados pela Instituição. Ao final da abertura, o Diretor da ENAMAT concluiu dizendo acreditar que a atividade será de grande proveito para os novos juízes exercerem com mais experiência as funções judicantes.
O Presidente do TRT da 10ª Região, Desembargador Ricardo Machado, manifestou sua alegria em receber os alunos do 10º Curso de Formação Inicial e lembrou um pouco do começo de sua trajetória na magistratura trabalhista. O Juiz Denilson Bandeira apresentou aos alunos-juízes a estrutura do Foro e disse que as novas acomodações vieram trazer qualidade para o trabalho diário de magistrados e servidores. “As novas instalações colaboram na realização das audiências, tendo como consequência uma melhor prestação jurisdicional”, completou o Juiz.
Os alunos-juízes foram distribuídos em grupos para assistir às audiências nas diversas Varas e conhecer in loco a estrutura administrativa do Foro. O grupo teve a oportunidade de presenciar desde a distribuição dos processos até os cálculos judiciais, passando pelas audiências de conciliação.