A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) elege hoje (21), às 13h, os novos integrantes de seu Conselho Consultivo que atuarão junto à direção eleita na quinta-feira (17) para o biênio 2011-2013 – os ministros Aloysio Corrêa da Veiga, diretor, e Horácio de Senna Pires, vice-diretor.
Às 15h, já com a nova direção, a Escola abre a décima edição do Curso de Formação Inicial (CFI), que prepara juízes do trabalho substitutos recém-aprovados para o exercício efetivo da magistratura. A turma do 10º CFI tem 54 alunos-juízes que, durante um mês, receberão, em Brasília, uma formação complementar à acadêmica, baseada em conteúdos profissionalizantes (com oficinas, práticas e laboratórios) e na reflexão ética sobre a atividade jurisdicional e seus desdobramentos sociais.
A maior parte dos alunos – 24 juízes – vem de Campinas (SP). Completam o grupo 14 juízes da 1ª Região (RJ), uma da 2ª (SP), quatro da 5ª Região (BA), sete da 6ª Região (PE), uma da 21ª Região (RN) e três da 23ª (MT).
A aula inaugural será ministrada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Sidnei Agostinho Beneti, que falará sobre “Ética Judiciária Integral”. O ministro é magistrado de carreira da Justiça Estadual de São Paulo e Doutor em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP).
(Carmem Feijó)