Na sessão de hoje (17) do Tribunal Pleno, o Tribunal Superior do Trabalho elegeu o ministro Aloysio Corrêa da Veiga para o cargo de diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) no biênio 2011/2013. Ele sucederá o ministro Antonio José de Barros Levenhagen. Para a vice-direção, foi eleito o ministro Horácio de Senna Pires, que substitui o ministro João Batista Brito Pereira.
Após a posse dos novos dirigentes da Escola, o presidente do TST, João Oreste Dalazen, cumprimentou o ministro Levenhagen pelo término de sua gestão. “O ministro devotou o melhor de seus esforços para a elevação da qualidade do ensino desenvolvido pela escola e pelo aprimoramento tão desejado dos magistrados do trabalho”, afirmou. “Não obstante as responsabilidades de ministro desta Casa, acumulou-as com a habitual proficiência, levando a bom termo, de forma muito exitosa, sua missão de formar novas legiões de magistrados do trabalho.”
Sobre os novos dirigentes, Dalazen lembrou que o ministro Aloysio Corrêa da Veiga tem ligações estreitas com o magistério, notadamente com a Enamat. “Estou convencido de que a nova direção levará a Escola ao nível de excelência que ela vem mantendo desde que foi instituída, em 2006, para o aperfeiçoamento da nossa instituição e para o engrandecimento dos magistrados que compõem a Justiça do Trabalho. É uma tarefa espinhosa, porque as instituições valem o que valem os homens que as integram, e, por isso, a formação inicial e continuada dos magistrados do trabalho é uma tarefa primordial a que todos devemos nos entregar”, afirmou.
O novo diretor agradeceu a confiança dos colegas e reconheceu que a tarefa é difícil. “Sei o que quer a Escola para o aperfeiçoamento do magistrado no Brasil, o que ela representa, a missão que nos está sendo colocada e o complexo de condições necessárias para que possamos transmitir ao nosso acervo humano, que são os juízes, a importância da Justiça do Trabalho como instituição e do acerto das suas decisões”, destacou.
A eleição dos demais membros do Conselho Consultivo da Enamat ocorrerá na segunda-feira (21), às 13h, em nova sessão do Tribunal Pleno.
(Carmem Feijó)
Ministro Aloysio Corrêa da Veiga | Ministro Horácio de Senna Pires |