O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Barros Levenhagen, abriu hoje (13) à tarde o Curso de Formação Continuada em Administração de Varas do Trabalho na modalidade a distância. O curso, primeiro de grande porte a ser promovido pela Enamat por meio da plataforma de educação a distância, reunirá 20 turmas com 20 juízes cada, totalizando 400 alunos. Até o fim do ano, mais de mil juízes de primeiro grau terão concluído o curso.
Na aula inaugural, transmitida em tempo real pela internet, o ministro Levenhagen reafirmou que a implantação da educação a distância foi, desde o início, a principal bandeira de sua gestão à frente da Enamat – que começou em março de 2009 e se encerrará em março de 2011. A realização do curso mobilizou toda a equipe de servidores da Escola desde o início deste ano. Em maio, os especialistas em ensino e informática da Enamat ministraram um curso voltado para a formação dos juízes e desembargadores que, agora, atuam como tutores nas 20 turmas iniciadas hoje. Em junho, esses mesmos formadores integraram a turma piloto do curso de Administração de Varas, a fim de conhecerem o conteúdo e adquirirem mais intimidade com a ferramenta. Agora, eles coordenarão as atividades de ensino junto a seus colegas, com o apoio contínuo da equipe da Enamat.
A carga horária total do curso é de 40 horas-aula. As atividades são assíncronas, ou seja, cada aluno pode acessar os fóruns e material didático conforme sua própria agenda. “Sei da enorme carga de trabalho que os juízes de primeiro grau têm em suas Varas do Trabalho, mas o curso se propõe justamente a oferecer conhecimentos e proporcionar a troca de informações que venham a racionalizar e aperfeiçoar esse trabalho”, observou o ministro Levenhagen. “As Varas do Trabalho são a vitrine do Judiciário Trabalhista, daí a importância de disciplinas como gestão de processos, gestão de pessoas e disseminação de boas práticas.”
Carmem Feijó/Enamat