A pesquisa foi realizada no final do ano passado com magistradas e magistrados do Trabalho.

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) apresentou o resultado da pesquisa de levantamento de necessidades com as magistradas e os magistrados do Trabalho. O objetivo do levantamento é identificar com o público-alvo seus interesses em relação à oferta de ações formativas para o ano de 2025.

De acordo com a pesquisa, cerca de 20 Cursos de Formação Continuada (CFC) de 2024 foram demandados para este ano. Os três mais solicitados, da qual a Enamat  já garante que será ofertado em 2025, são:

  • Produção e Análise de Provas Digitais no Processo do Trabalho; 
  • Instrução Probatória no Processo do Trabalho na Interface entre o Analógico e o Digital; e 
  • O Direito e o Processo do Trabalho nas Recuperações Judiciais e Falências.

Confira a lista completa:

Print com os dados

Novos Cursos

A pesquisa também solicitou a indicação de três novos cursos, com base nos Eixos e Subeixos da Tabela de Competências aprovada pela Resolução Enamat nº 28/2022 (Anexo 6). Nas respostas, destacam-se o Eixo Direito e Sociedade e o Eixo Resolução de Conflitos que, juntos, somaram 77,2% das indicações:

Print com gráfico pizza.

No Eixo mais votado (Direito e Sociedade), os Subeixos “Tecnologia” e “Inovação” foram os mais solicitados pela magistratura trabalhista. Esses dados evidenciam a crescente demanda por capacitação voltada ao uso de tecnologias no Judiciário, com ênfase na aplicação da Inteligência Artificial (IA).

Com relação ao Eixo Resolução de Conflitos, o segundo mais demandado, os Subeixos “Padrões de Litigância”, seguido do tema “Execução” foram os mais demandados, o que reflete a crescente necessidade por capacitação das temáticas relativas à litigância predatória, às ferramentas de execução e à efetividade da execução.

Print de dois gráficos com os dados dos parágrafos acimaacima.

Construção coletiva

A Enamat está empenhada em estruturar a oferta das novas temáticas mais recorrentes apontadas na pesquisa, garantindo que os cursos atendam às necessidades identificadas pela magistratura trabalhista. Os dados coletados fundamentam a definição das ações formativas prioritárias para este ciclo de capacitação, permitindo uma melhor adequação das ofertas de cursos às necessidades identificadas pelo público da escola.

Em breve, a Enamat divulgará o calendário de capacitações, com as novas opções de cursos, proporcionando aos magistrados uma formação continuada de excelência, alinhada às demandas atuais do Judiciário. É importante que as juízas e juízes acompanhem o calendário para não perderem as oportunidades de cursos de seu interesse.

Siga a Enamat no Instagram para acompanhar as novidades.