O evento será realizado no dia 24 de setembro, no TST, em Brasília. Inscrições já estão abertas.

Ilustração de divulgação do seminário. Fundo azul com o texto: Seminário Ativismos para a Luta Anticapacitista no Trabalho em letras brancas. A palavra anticapacitista está na cor amarela em destaque. Acima da arte têm símbolos de indicação de deficiências nas cores azul e amarelo.

A Justiça do Trabalho vai  promover, no dia 24 de setembro, em Brasília, o Seminário Ativismos para a Luta Anticapacitista no Trabalho. O evento será realizado no Tribunal Superior do Trabalho (Plenário Ministro Arnaldo Lopes Sussekind), sendo aberto para toda a sociedade. O seminário terá transmissão ao vivo pelo canal do TST no YouTube.

As inscrições já estão abertas e a pessoa interessada tem a opção de participar de forma presencial ou online. Ambas as modalidades terão certificado de participação.

O objetivo do evento é fazer uma reflexão sobre a acessibilidade e a inclusão, apresentando iniciativas desenvolvidas na Justiça do Trabalho, e estabelecer estratégias institucionais e ações educacionais alusivas à Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Livro “Tudo Sobre Nós, Por Nós”

No evento será lançado o livro “Tudo Sobre Nós, Por Nós”, fruto do Projeto Memórias, Vivências e Experiências de Pessoas com Deficiência no âmbito da Justiça do Trabalho. A publicação tem por objetivo visibilizar a trajetória de vida de magistrados, magistradas, servidores e servidoras com deficiência.

Foram 36 pessoas entrevistadas que narram suas experiências e o  processo de seleção envolveu a análise de representatividade de tipos de deficiência, diversidade de raça, gênero, orientação sexual, além da inclusão de aposentados e ativos.

O lançamento será às 18h, no Salão de Recepções do TST  (6º andar, Bloco B) e terá a participação das pessoas entrevistadas.

Programação

A programação inclui debates, apresentações culturais e imersões, discutindo temas como o enfrentamento ao capacitismo, políticas públicas para pessoas com deficiência, e a aplicação do Protocolo de Atuação e Julgamento com perspectiva Antidiscriminatória.

Além disso, serão apresentados os dados e as próximas etapas do 1ª Censo de Acessibilidade e Inclusão, bem como o compartilhamento das iniciativas da instituição para aprimorar a inclusão das pessoas com deficiência.

  • 08h30 – Credenciamento
  • 09h – Solenidade de Abertura
  • 10h – Experiência Inclusiva: uma forma imersiva de enfrentamento ao capacitismo
  • 13h – Intervalo de almoço
  • 14h30 – Apresentação musical de Pessoas com Deficiência
  • 15h – Painel: A aplicação do Protocolo de Atuação e Julgamento com Perspectiva Antidiscriminatória
  • 16h – Cidadania e Políticas Públicas: O Transtorno do Espectro Autista e o trabalho
  • 17h – Iniciativas da Justiça do Trabalho pela Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
  • 18h – Lançamento do Livro: “Tudo Sobre Nós, Por Nós” – Coquetel para autógrafos

Confira mais detalhes da programação.

(Romualdo Amorim/AJ)