Congresso abordará temas atuais e polêmicos, como vínculo de trabalho com plataformas digitais, geolocalização de funcionários e uso de IA em litigância predatória
A controvérsia em torno do reconhecimento de direitos trabalhistas com plataformas digitais; as questões envolvendo a geolocalização de funcionários por aplicativos digitais; os novos contratos de trabalho em tempos de home office e o uso de inteligência artificial para buscar casos de litigância predatória na Justiça do Trabalho.
Esses e outros temas polêmicos serão abordados durante o XIV Congresso Internacional da ABDT — Trabalho e Novas Tecnologias: Impactos Socioeconômicos e Jurídicos, dias 19 e 20 de setembro, em São Paulo. Organizado pela Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). O evento discutirá questões teóricas, mas as recentes decisões judiciais a respeito de diversos temas atuais e palpitantes no âmbito das relações de trabalho no Brasil e no mundo. Os palestrantes, em verdade, são exatamente aqueles que conduzem a doutrina e a jurisprudência do assunto no Brasil e lá fora.
Entre os ilustres participantes confirmados, destacam-se a Ministra Aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber; o Ministro Aposentado do STF, Marco Aurélio Mello; e o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Presidente da ABDT, Alexandre Agra Belmonte. O evento contará ainda com a presença de eminentes ministros do TST, como Aloysio Veiga, Cristina Peduzzi, Douglas Alencar Rodrigues e Cláudio Brandão. Além disso, renomados juristas de relevância nacional e internacional, como João Leal Amado, Professor de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal); Giuseppe Ludovico, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Milão (Itália); e Jorge Rosenbaum Rímolo, Professor da Universidade da República (Uruguai), também participarão das discussões.
“Esse evento vai reunir os nomes mais importantes do Direito trabalhista para discutir o futuro do trabalho. Trata-se de uma oportunidade única para estudantes e juristas em geral debaterem temas tão atuais, sem falar no selo de credibilidade e na tradição da ABDT. O evento será um espaço fértil para o livre debate de ideias e cenário perfeito para quem deseja se manter atualizado e qualificado, quanto aos debates travados hoje no mundo do trabalho”, afirma o Presidente da ABDT, ministro Alexandre Agra Belmonte, acrescentando que o evento também abrigará o lançamento público de diversas obras jurídicas, com seus autores presentes.
Criada em 1978 como Academia Nacional de Direito do Trabalho, a ABDT nasceu por iniciativa de um grupo de juristas ligados ao Direito do Trabalho. A entidade é responsável por congressos tradicionais e históricos, além de vasta lista de livros e artigos acadêmicos, também colaborando com seus membros no debate e elaboração de diversos projetos de lei.
Sobre o Congresso
Quando: Dias 19 e 20 de setembro de 2024
Onde: Teatro Sesc Pinheiros, Rua Pais Leme, 195, Pinheiros – São Paulo