Serão apresentados temas essenciais para o planejamento da aposentadoria e a relevância das conexões sociais nesse processo de transição
No próximo dia 11 de abril, das 14h à s 17h, acontecerá a palestra “Preparando-se para a Aposentadoria: saúde fÃsica e mental e conexões sociais“. O evento é destinado aos magistrados e servidores do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).
O encontro, que será realizado de forma online, tem como objetivo abordar temas essenciais relacionados ao processo de transição para a aposentadoria, valorizando o conhecimento e a experiência dos servidores, conforme a diretriz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 (Agenda 2030), que busca “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”.
A palestra terá carga horária de 3 horas, será realizada de forma online e ao vivo , e o número de vagas é limitado. Os temas incluem os desafios do envelhecimento, a manutenção da saúde fÃsica e mental, a prevenção de doenças crônicas, entre outros aspectos fundamentais para uma transição tranquila para a aposentadoria.
As inscrições para a palestra estão abertas.Â
Palestrante
Otávio Castello é um médico com ampla experiência e formação sólida em Geriatria, Psiquiatria Forense, Medicina Legal e PerÃcia Médica. Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ele também possui especialização em Geriatria e Psiquiatria Forense, além de ser especialista em Medicina Legal e PerÃcia Médica pela Associação Médica Brasileira.
Atualmente, Otávio atua como professor colaborador na Faculdade de Medicina da Universidade de BrasÃlia (UNB), perito médico-legista da PolÃcia Civil do Distrito Federal, diretor técnico do Instituto de Medicina Legal do DF, entre outras ocupações.
Otávio também é membro ativo de diversos grupos de trabalho e iniciativas de impacto na área da saúde. Ele integra o Grupo de Trabalho do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios para implementação da polÃtica antimanicomial do Poder Judiciário. Faz parte, ainda, do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça para aprimoramento da PolÃtica Nacional Judiciária sobre Pessoas Idosas.