Na última sexta-feira (06/10), a Escola Judicial do TRT da 8ª Região celebrou os 35 anos da Constituição Federal de 1988, com a realização de duas palestras transmitidas pelo YouTube do TRT8, abordando o Direito do Trabalho Constitucional e os Precedentes.
Os magistrados do trabalho Platon Teixeira de Azevedo Neto (TRT 18) e Felipe Bernardes Rodrigues (TRT 1) apresentaram, respectivamente, os temas Controle de Convencionalidade em Matéria Trabalhista e Jurisprudência Constitucional Trabalhista.
Mais de 100 pessoas participaram ao vivo do evento, incluindo magistradas(os) e servidoras(es) de outros tribunais trabalhistas como os TRTs da 11ª e da 16ª Regiões.
“Excelente mesmo,  as duas apresentações, fiquei muito satisfeito”, elogiou o juiz do TRT8 Valternan Prates Filho.
“Excelente palestra. Temos, de fato, que colocar em prática a consciência de que temos sobre os tratados, convenções e recomendações internas”, comentou Caio Lamoglia, analista judiciário do TRT8.
O evento também foi uma reafirmação da relevância constitucional da Justiça do Trabalho, atacada por diversas vezes ao longo de sua existência. “Nós temos agora que insistir, persistir e resistir. A nossa Justiça do Trabalho é necessária, os direitos trabalhistas devem ser assegurados”, concluiu a desembargadora Francisca Formigosa, Diretora da EJUD8 que encerrou o evento afirmando a necessidade da realização de novos cursos sobre o tema.
O evento está gravado no YouTube do TRT e pode ser acessado pelo  link https://www.youtube.com/