O QUE A LITERATURA TEM A OFERECER À JUSTIÇA?
1º ENCONTRO
Apoio: AMATRA IV
EVENTO PRESENCIAL
Inscrições abertas até o dia 04/07/2023, neste link
(entre com seu login e senha da rede > menu Inscrições > aba Inscrições Abertas).
Caso tenha dúvidas para realizar a inscrição pelo sistema EJud, consulte os tutoriais disponíveis aqui:
Data: 07/07/2023 (6ª-feira).
Horário: 10h às 12h.
Local: Dependências da Escola Judicial do TRT4 (Foro Trabalhista – Av. Praia de Belas, 1432 – prédio 3 – 2º andar).
Modalidade: Presencial. Não há previsão de pagamento de diárias e de despesas de deslocamento aos/às participantes.
Objetivo: Provocar a reflexão e o debate sobre as possibilidades da Literatura em tempos digitais e de comunicações instantâneas, resgatando possibilidades da prática da leitura para as atividades de interpretação, redação, imaginação e operacionalidade para além da prática jurídica.
Conteúdo Programático: Trataremos da interdisciplinaridade entre Direito e Literatura, demonstrando como essa correlação enriquece a pesquisa, a fundamentação das teses, auxilia a prática e a educação, visando à construção do saber jurídico crítico, reflexivo e humanístico a cada caso concreto.
Docente: Paulo Scott, Escritor. Nasceu em Porto Alegre (RS). Reside atualmente em São Paulo (SP). Autor de oito livros de poemas – os mais recentes são “Luz dos monstros” (São Paulo: Aboio, 2022), “Se o mundo é redondo e outros poemas” (Lisboa: Gato Bravo, 2020), “Garopaba Monstro Tubarão” (São Paulo: Selo Demônio Negro, 2019) e “Mesmo sem dinheiro comprei um esqueite novo” (São Paulo: Companhia das Letras, 2014), livro vencedor do Prêmio da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte 2014 – e seis de prosa – dentre eles o livro de contos “Ainda orangotangos” (Porto Alegre: Livros do Mal, 2003, publicação; Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2007, republicação), adaptado para o cinema pelo diretor Gustavo Spolidoro, longa-metragem vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão, e os romances “Habitante irreal” (São Paulo: Alfaguara, 2011), livro vencedor do Prêmio Machado de Assis 2012, da Fundação Biblioteca Nacional, lançado também na Alemanha, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Croácia, “O ano em que vivi de literatura” (Rio de Janeiro: Editora Foz, 2015), livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016, e “Marrom e Amarelo” (São Paulo: Alfaguara, 2019), livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2020. Escreve textos de dramaturgia e roteiros, colabora com revistas, jornais e suplementos de cultura do país e do exterior (seus textos estão publicados em Portugal, Inglaterra, Alemanha, França, Croácia, China, Países Árabes, Estados Unidos, México e Argentina). Participou de projetos de escrita literária na China e na Austrália. Está trabalhando na pesquisa para a escrita do romance “Ninguém Rondonópolis”.Debatedores/as:
– Daniela Floss, Juíza do Trabalho do TRT4;– Maria Teresa Vieira da Silva, Juíza do Trabalho do TRT4;– Oscar Krost, Juiz do Trabalho do TRT12.
Carga horária: 2 horas-aula.
Público-alvo: Magistrados/as e servidores/as do TRT4; Estagiários/as do TRT4; Magistrados/as e servidores do TRT4 aposentados/as; Estudantes, advogados/as e público em geral.
Nº de vagas/participantes: 120 vagas.Avaliações: Avaliação de reação e avaliação de aprendizagem.Certificação:
* Magistrados/as, servidores/as e estagiários/as do TRT4: Condicionada ao registro da frequência no encontro e ao preenchimento da avaliação de aprendizagem.
Declaração de participação:
* Magistrados e servidores/as do TRT4 aposentados/as e público externo em geral: para aqueles/as que registrarem a frequência na atividade, será disponibilizada uma declaração de participação, que poderá ser consultada pelos/as próprios/as interessados/as diretamente no sistema EJudTRT (magistrados/as e servidores/as aposentados/as do TRT4 podem acessá-lo como público interno, utilizando a mesmo login e senha de acesso ao Sigep Online, onde consultam as informações funcionais).
Finalidades:
Magistrados/as: Formação Continuada; Promoção por Merecimento.
Servidores/as: Adicional de Qualificação, Promoção.
OBSERVAÇÕES (para servidores/as):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art. 6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.Data programada para o próximo encontro (inscrições a serem divulgadas oportunamente):– 29/09/2023: José Falero.