ejud4

TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS
Inscrições abertas até o dia 22/03/2022neste link
(entre com seu login e senha da rede > menu Inscrições > aba Inscrições Abertas).
Caso tenha dúvidas para realizar a inscrição pelo novo Sistema EJudTRTconsulte o tutorial disponível aqui.
Período de Realização: 28/03 a 27/05/2022. Aula inaugural no dia 28/03/2022 (2ª-feira), das 10h às 11h30min.
 
Tutores: Dênia Falcão de BittencourtConsultora, Professora, Pesquisadora, Técnica de EAD, Doutora em Educação; José Manuel Moran Costas, Professor, Pesquisador, Conferencista, Doutor em Ciências da Comunicação.
 
Local: Ambiente virtual de aprendizagem da PEIn – Práticas Educacionais Inovadoras (previamente ao início do curso, os dados de acesso serão enviados aos/às inscritos/as).
Modalidade: EaD Colaborativo, com 5 encontros síncronos com os 2 professores, tutoria personalizada e em pequenos grupos, a serem realizados pela manhã, em horários e dias da semana agendados/combinados com a turma.  
Ementa: Novos cenários na Educação. Metodologias Ativas em Espaços Inovadores da Aprendizagem. Competência digital e novos papéis do professor e do aluno. Pesquisa e aplicação de Tecnologias digitais para aprendizagem ativa. Projetos de Aprendizagem e de Vida. Experiências inovadoras em sala de aula e online; e habilidades para uso didático das tecnologias digitais.
Conteúdo Programático:
PARA INICIAR

Atividades on-line para integração à turma e aos ambientes do Curso; Mobilizar; A Educação em Movimento de Transformação.
APROXIMAÇÃO
Metodologias ativas em modelos híbridos. Modelos híbridos/flexíveis na Educação. Atividades online para responder à questão: O que são e como usar as metodologias ativas?   INVESTIGAÇÃO Tecnologias Digitais e Competência digital docente. Objetivos, atividades de aprendizagem e escolha de tecnologias digitais. Atividades online para responder à questão: Quais são as tecnologias digitais utilizadas para uma aprendizagem ativa?
ELABORAÇÃO
Como planejar atividades e estratégias com metodologias ativas e tecnologias digitais. O projeto de vida como um eixo transversal central. Atividades online para responder à questão: Como desenhar projetos de aprendizagem e de vida com uso de tecnologias digitais?   SÍNTESE E AVALIAÇÃO
Avaliação de aprendizagem com tecnologias. Síntese: O que aprendemos neste curso? Atividades online para responder à questão: Como avaliar os projetos de aprendizagem com uso de tecnologias digitais?
 
Carga horária: 40 horas-aula
Público-alvo: Magistrados/as e servidores/as do TRT4, preferencialmente docentes ou que pretendam atuar como docentes na EJud4, e magistrados/as e servidores/as envolvidos/as no planejamento de cursos EaD, híbridos e presenciais, que não tenham participado, com certificação, da edição anterior deste curso, oferecida pela EJud4 em 2020.
Nº de vagas/participantes: 30 vagas.
Avaliação: Avaliação de aprendizagem contínua mediante realização de tarefas semanais ao longo dos módulos do curso.
Certificação: Condiciona-se à realização das atividades avaliativas propostas, conforme critérios avaliativos informados no ambiente virtual de aprendizagem, e ao atingimento de 70 pontos ou mais no cômputo geral dessas atividades.
– Não é necessário enviar o certificado emitido pelo sistema EJudTRT para a Escola Judicial, pois este registro é feito automaticamente.

Adicional de Qualificação (para servidores/as): Válido para todos os cargos do TRT4.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS/ÀS SERVIDORES/AS):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores/as em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.