O Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) apresentou hoje (09) ao diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Barros Levenhagen, os nomes que integrarão a comissão encarregada de apresentar à Enamat sugestões que viabilizem a montagem e a realização de cursos voltados especificamente para a qualificação dos administradores de Tribunais Regionais do Trabalho. A ideia foi apresentada no fim do ano passado pelo ministro Barros Levenhagen e aprovada por unanimidade.

A Enamat pretende que o primeiro curso seja realizado ainda no primeiro semestre de 2010. O público-alvo são os presidentes, corregedores e outros membros da administração dos TRTs recém-empossados ou em vias de assumir a direção. A proposta vai ao encontro da Resolução nº 95 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a transição dos cargos de direção nos órgãos do Poder Judiciário, a fim de fornecer aos dirigentes subsídios para a elaboração e implementação de programas de gestão de seus mandatos.

O currículo abordaria, entre outras disciplinas, temas como orçamento público e lei orçamentária; gestão de pessoas no nível regional; elementos gerais de administração judiciária; contratação de bens e serviços pela administração; oficina de boas práticas administrativas; tecnologias da comunicação e informação; e papel e atuação do Conselho Superior e da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

A comissão é formada pelos desembargadores Carlos Alberto Robinson (presidente do TRT da 4ª Região); José Antônio Parente da Silva, (presidente do TRT da 7ª Região); Maria Cesarineide de Souza Lima (presidente do TRT da 14ª Região); Maria das Graças Monteiro de Melo (presidente do TRT da 20ª Região); Ivanildo da Cunha Andrade (corregedor do TRT da 6ª Região); Arnor Lima Neto (corregedor do TRT da 9ª Região); e Flávio Allegretti de Campos Cooper (corregedor do TRT da 15ª Região).

(Carmem Feijó)

0209Coleprecor