Data: 06/04/2021 (3ª-feira)
Horário: 18h às 19h30min
Local: Canal da Ejud4 no YouTube
Modalidade: Telepresencial.
Ementa: A perspectiva dos direitos humanos segundo o enfoque de uma teoria crítica. O que é uma teoria crítica e o que são direitos humanos. Qual a importância da adoção de uma posição crítica sobre os direitos humanos. A teoria crítica dos direitos humanos de Joaquin Herrera Flores e suas implicações no campo material dos direitos sociais e do trabalho. Relevância dos processos de luta social na afirmação dos direitos humanos.
Palestrante: Manuel Eugenio Gándara Carballido, Professor da Universidad Pablo de Olavide e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mediador: Alexandre Corrêa da Cruz, Mestre em Direito/UFRGS, doutorando em Direitos Humanos – UPO/Esp;
Debatedores: Roberta Liana Vieira, especialista em Direitos Humanos – UPO/Esp; Diogo de Seixas Grimberg, Mestre em Direitos Humanos – UPO/Esp.
Carga Horária: 1,5 hora-aula
Público-alvo:
A) Magistrados, servidores e estagiários do TRT4.
B) Magistrados e servidores de outros TRTs.C) Público externo.
Nº de vagas/participantes: Não há limite de participantes. Após o encerramento da transmissão, a gravação ficará disponível no canal do YouTube da Escola Judicial.
Como acessar: Diretamente no canal da Ejud4 no YouTube, na data e horário indicados, e clicar na transmissão.IMPORTANTE: Para registro da participação, é indispensável o preenchimento de formulário Google, cujo link ficará disponível somente durante a transmissão.
Avaliação e certificação:
* Magistrados, servidores e estagiários do TRT4: Após a conclusão da atividade, a Ejud4 enviará e-mail aos participantes que tenham preenchido o formulário de frequência, com o link para a realização da avaliação de aprendizagem (questão discursiva), visando a certificação da carga horária.
* Magistrados e servidores de outros TRTs: Após a conclusão da atividade, a Ejud4 enviará a relação de participantes que tenham preenchido o formulário de frequência às respectivas Escolas Judiciais, as quais poderão certificar a atividade, caso entendam conveniente.
* Público externo: Não haverá certificação.
Adicional de Qualificação (para servidores): Válido para todos os cargos do TRT4.
OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES):1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.Na ocasião, haverá o lançamento do livro “Sem Direitos Não Há Justiça – Pensando os Direitos Humanos Desde o Poder Judiciário”.