Datas: 26 e 28/08/2020 (4ª e 6ª-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Canal da Ejud4 no YouTube (Escola Judicial TRT4 – Núcleo de EaD)
Modalidade: EaD – Transmissão On-line.
26/08: PAINEL TRABALHO DOMÉSTICOConteúdo Programático:
– Risco específico do Trabalho Doméstico;– É possível o enquadramento como atividade essencial?– Implementação de medidas de segurança e observação de protocolos;– Afastamento de empregadas e empregados domésticos que pertencem ao grupo de risco;– As particularidades das mensalistas – o impacto da redução de renda;– O impacto da pandemia nas despedidas em números alarmantes no setor e o recorte de classe, gênero, raça e idade;– Nota Técnica 04/2020;– Aplicativo Laudelina.
Exposição: Delaíde Miranda Arantes, Ministra do TST; Creuza Maria Oliveira, Secretária Geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas; Michele Savicki, Advogada Trabalhista; Ana Lúcia Stumpf Gonzalez, Procuradora do Trabalho. Mediação: Angie Catiuscia Costa Miron, Servidora do TRT4, Assessora da Desembargadora Brígida Barcelos; Milena de Cássia Silva de Oliveira, Servidora do TRT4, Assistente da Desembargadora Brígida Barcelos.Programação:
1º Bloco
09h – 10h: Exposição das painelistas (Ministra Delaíde Miranda Arantes e Creuza Maria Oliveira);10h – 10h20min: Debate e rodada de perguntas com todas as participantes, com mediação de Milena de Cássia Silva de Oliveira;10h20min – 10h30min: Intervalo.
2º Bloco
10h30min – 11h30min: Exposição das painelistas (Michele Savicki e Ana Lúcia Stumpf Gonzalez);
11h30min – 11h50min: Debate e rodada de perguntas com todas as participantes, com mediação de Angie Catiuscia Costa Miron;11h50min – 12h: Considerações finais.
Conteúdo Programático:
– Saúde mental do trabalhador em regime de teletrabalho e em período de pandemia;
– As proporções epidêmicas das afecções emocionais e mentais antes da crise e seu incremento com as adaptações ao novo cenário;– Transtornos Mentais e do Comportamento relacionado com o trabalho;– O recorte de gênero – a exaustão das mulheres;– A pandemia e o workaholismo (empregados em teletrabalho são propensos a se tornarem workaholics, patologia psíquica que afeta consideravelmente a saúde do trabalhador);– Como manter o espírito de coletividade e de pertencimento mesmo à distância;– Questões polêmicas do Teletrabalho;– Teletrabalho na Lei nº 13.647/17;– Teletrabalho e a Medida Provisória 927;– Infraestrutura e os dispositivos eletrônicos para o teletrabalho: questões referentes à ergonomia.
Exposição: Miryam Cristina Mazieiro Vergueiro da Silva, Psicóloga; Luciane Cardoso Barzotto, Juíza do TRT4. Mediação: Bárbara Fagundes, Juíza do TRT4; Brígida Barcelos, Desembargadora do TRT4.Programação:
1º Bloco
9h – 10h: Abertura pela Desembargadora Brígida Barcelos e exposição da painelista Miryam Cristina Mazieiro Vergueiro da Silva;10h – 10h20min: Perguntas à primeira painelista feitas pela Desembargadora Brígida Barcelos;10h20min – 10h30min: Intervalo.
2º Bloco
10h30min – 11h15min: Exposição da painelista, Juíza Luciane Cardoso Barzotto;
11h15min – 11h35min: Perguntas direcionadas à segunda painelista, com mediação da Juíza Bárbara Fagundes;
11h35min – 12h: Encerramento. Conversa entre todas as participantes e considerações finais.
***Informações válidas para as duas atividades:Carga Horária: 3 horas-aula (cada painel)
Público-alvo:
A) Magistrados e servidores do TRT4.
B) Magistrados e servidores de outros TRTs.C) Público externo.
Nº de vagas/participantes: Não há limite de participantes.
Como acessar: Diretamente no canal da Ejud4 no YouTube (Escola Judicial TRT4 – Núcleo de EaD), na data e horário indicados, e clicar na transmissão. Após o encerramento da transmissão, a gravação ficará disponível no canal do YouTube da Escola Judicial.IMPORTANTE: Para registro da participação, é indispensável o preenchimento de formulário Google, a cada aula, cujo link ficará disponível somente durante a transmissão.
Avaliação e certificação:
* Magistrados e servidores do TRT4: Para fins de certificação, é necessário que o servidor/magistrado assista à aula ao vivo, registrando a frequência no link disponibilizado durante a transmissão. Após a conclusão da atividade, a Ejud4 enviará e-mail aos participantes, com o link para a realização da avaliação de aprendizagem (questão discursiva), visando a certificação da carga horária.* Magistrados e servidores de outros TRTs: Para fins de certificação, é necessário que o servidor/magistrado assista à aula ao vivo, registrando a frequência no link disponibilizado durante a transmissão. Após a conclusão da atividade, a Ejud4 enviará a relação de participantes às respectivas Escolas Judiciais, as quais poderão certificar a atividade, caso entendam conveniente.* Público externo: Não haverá certificação.
Adicional de Qualificação (para servidores): Válido para todos os cargos do TRT4.
OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES):1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.