TERCEIRO ENCONTRO
IMPACTOS DO RACISMO SOBRE A INFÂNCIA:
REFLEXÕES A PARTIR DA BRANQUITUDE
Data: 20/08/2020 (5ª-feira)
Horário: 18h às 20h
Público-alvo: Magistrado(a)s do TRT4.
Ementa: Impactos do racismo sobre as crianças e adolescentes negros, com ênfase na problemática do tráfico de drogas, a partir da perspectiva da teoria crÃtica dos direitos humanos e dos estudos crÃticos da branquitude.
Docentes:Â
* Fernanda da Silva Lima: Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc (Mestrado em Direito). Professora na disciplina de Direitos Humanos na UNESC. Vice lÃder do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania (NUPEC/UNESC). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Raça (NEGRA/UNESC).* Karla Aveline: JuÃza Titular do 3º Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre. Mestranda em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo – UPO/ES.
Carga horária: 2 horas-aula
Certificação: Condicionada à frequência mÃnima e à efetiva participação nas discussões do encontro telepresencial, que será registrada em ata pelo coordenador do encontro. Â
Â
COMO PARTICIPAR:
Autoinscrição por meio deste link, que dará acesso ao ambiente em que serão disponibilizados os links para os encontros, materiais complementares, fóruns de discussão e formulários de aprendizagem e frequência.
SOBRE O NÚCLEO DE ESTUDOS:
A Escola Judicial, em parceria com um grupo de magistrados associados à AmatraIV, convida magistrados e magistradas a participarem do Núcleo de Estudos Dirigidos sobre Igualdade Racial no TRT4.
Â
O Núcleo será composto por magistrados e magistradas interessados em melhor compreender as relações raciais no ambiente de trabalho e no próprio serviço público, pensando sobre o racismo a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Melhor compreendendo a problemática das hierarquias raciais e o papel das instituições dentro deste contexto, o núcleo de estudos tem por finalidade última a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pautada pela equidade racial.
O projeto consiste em encontros abertos e exclusivos para magistrados, sempre na penúltima quinta-feira de cada mês, via Google Meet (preferencialmente), que tratarão, a cada edição, de uma temática especÃfica voltada à temática maior. Além disso, contará com a formação de um grupo via WhatsApp, em que também ocorrerão discussões.
Importante: Para participar do Núcleo, não é necessário ser associado à Amatra IV.