Magistrados vieram de TRTs variados

No mês de novembro, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) promoveu dois cursos sobre Economia do Trabalho em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ambos são decorrentes do acordo de cooperação celebrado com a renomada instituição de ensino e estenderam-se por vários dias de forma intensiva, com diversos conteúdos de grande relevância para a atualização dos magistrados do trabalho.

Os cursos abordaram temas atuais e diversificados da economia contemporânea, como o desenvolvimento econômico da América Latina, o atual cenário internacional, a indústria 4.0, os impactos tecnológicos no mundo do trabalho, a evolução da economia brasileira, a reforma trabalhista no Brasil, as especificidades do mercado de trabalho brasileiro e as empresas e a regulação. Todos os docentes são professores experientes dos programas de pós-graduação da Unicamp.

Um deles realizou-se sob a execução da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas) que já possui relacionamento de décadas com a universidade. Inclusive, mais de 50 juízes e desembargadores do trabalho oriundos de 20 TRTs diferentes estão matriculados na instituição.

O segundo curso é conduzido pela Escola Judicial do TRT da 11ª Região (Amazonas) e conta também com magistrados de outros regionais, o que enriqueceu os debates e a troca de experiência sobre as peculiaridades entre os estados brasileiros.

Em ambos os cursos, todas as despesas para a participação dos magistrados foram custeadas pela Enamat, garantindo-se a maior diversidade e representatividade geográfica possível.

Apenas magistrados que cumpriram regularmente sua carga horária mínima de formação continuada no semestre imediatamente anterior foram selecionados, como forma de valorização aos interessados em manter contínuo e regular aperfeiçoamento ao longo de sua carreira.

(Enamat)