Visitas às turmas complementam as atividades práticas do 25º CNFI
Os juízes que participam do 25º Curso Nacional de Formação Inicial (CNFI) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) acompanharam, nesta quarta-feira (4), as sessões de julgamentos das oito Turmas do Tribunal Superior do Trabalho. O acompanhamento tem o objetivo de possibilitar a familiarização com os procedimentos que envolvem a prática judicante nos órgãos superiores.
Alteridade
Segundo a juíza Renata Orsi Bulgueroni, que atuará no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), dos quatro eixos que compõem a grade curricular do curso de formação, o tema Alteridade foi fundamental para reforçar que o exercício da magistratura vai muito além da simples aplicação da lei ao caso concreto. “As aulas práticas nos laboratórios nos fez perceber como é importante se colocar no lugar do outro e entender o porquê do conflito”, destacou. “É preciso olhar para as pessoas, que estão ali na sala de audiência, e entender que aquele processo é importante para a vida delas e que precisamos solucionar o conflito da melhor forma possível”.
Visão humanizada
Aliar teoria e prática, com temas mais humanizados, tem sido o grande diferencial do 25º CNFI. Esse é o entendimento do juiz Charles Anderson Rocha Santos, também do TRT da 2ª Região (SP). “Chegamos com muito conhecimento teórico, e o curso está nos possibilitando agregar uma visão mais prática e humanizada a esse saber”, ressaltou. “Observar o outro e entender as necessidades das partes nos faz sair de uma visão puramente jurídica para um olhar mais humanitário do Direito”.
Laboratórios
Dando continuidade às atividades práticas, os juízes participaram dos laboratórios “Técnicas de interrogatório aplicadas no processo do trabalho”, com o juiz Ricardo Córdova Diniz (TRT12), e “As peculiaridades da prova pericial médica em doença e acidente de trabalho”, coordenado pelos juízes Flávio Luiz da Costa (TRT19), Roberta Correa de Araújo (TRT16) e Antônio Umberto Júnior (TRT10).
(AS/CF)