1) Seminário “ÉTICA E RELACIONAMENTO DE MAGISTRADOS E SERVIDORES NAS REDES SOCIAIS”
Expositores: Profº. Eduardo Carlos Bianca Bittar, Des. José Eduardo de Resende Chaves Júnior, Profº. Fabro Steibel; Mediador: Juiz Ney Álvares Pimenta Filho; dia 12/9/2019, das 14h às 18h; Local: Auditório da Escola Judicial.
i) As implicações éticas nas redes sociais para os membros do Poder Judiciário, Profº Eduardo Carlos Bianca Bittar
“A era digital impõe novos desafios ao Direito. A formação dos magistrados deve estar atualizada aos novos desafios impostos pela era digital”.
ii) Magistrados e Servidores nas redes sociais, Des., José Eduardo de Resende Chaves Junior
O curso tem o objetivo de “sensibilizar os juízes dos impactos de sua atuação nas redes sociais”.
iii) Novas mídias: fatos, versões e fake, Profº Fabro Steibel
“Informação e desinformação andam lado a lado na comunicação. A primeira amplia o debate público, e fortalece a democracia. A segunda pode enfraquecer instituições ou ser usada para erodir confiança do cidadão. O combate à desinformação começa por compreender o que alimenta nas redes sociais a desinformação, e os remédios para isso que estão sendo implementados por plataformas, veículos e instituições. É isso que será tratado na abordagem: os remédios para desinformação, e possíveis contribuições do Judiciário que estão sendo feitas no Brasil”.
2) “O TRABALHO PORTUÁRIO EM DESTAQUE”
– Painel O Regime Jurídico do Trabalho Portuário; expositor: Procurador João Batista Berthier Leite Soares; dia 27/9/2019, das 13h30 às 17h30; Local: Auditório da Escola Judicial.
Expositores: Min. Delaíde Alves Miranda Arantes, Des. Sebastião Geraldo de Oliveira; dia 4/10/2019, das 14h às 18h; Local: Auditório da Escola Judicial.
O curso tem como objetivo “atualizar os conhecimentos a respeito da violência nos locais de trabalho” e abordará os seguintes tópicos: “Histórico da violência no Brasil; estatísticas da violência no Brasil; modalidades de violência no local de trabalho; a Lei do Bulyng; gestores tóxicos no ambiente de trabalho; reações normativas para combater a violência; objetos (sic) da ONU quanto à violência; Convenção 190 da OIT; a necessidade do cultivo da paz; atuação dos gestores regionais no cultivo da paz”.