Transposição didática foi o tema de aula no I Curso de Formação de Formadores
O tema principal do segundo dia do I Curso de Formação de Formadores em Metodologias Ativas, nesta quarta-feira (26), foi a “Transposição didática-métodos e técnicas ativas”. O curso, voltado para a qualificação dos formadores nas técnicas mais avançadas de ensino, é promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
A aula, ministrada pela coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Ritze Pereira Ferraz da Costa, teve como ponto chave a apresentação de 30 técnicas ativas, entre elas os diálogos discursivos, o “world café” e “GV-VO”, que visam estimular a aprendizagem e o pensamento integrativo.
De acordo com a especialista, o papel do professor é viabilizar o melhor método para que o conhecimento seja construído pelo aluno. “Os métodos convencionais já foram descritos pela academia. Por outro lado, as técnicas ativas são os caminhos para a sua aplicação”, afirmou. “Nossa proposta é integrar o convencional ao novo, tendo como base os comportamentos já familiarizados e que estimulem o professor a investir na formação de um pensamento crítico”.
Avaliação formativa
Na parte da tarde, os juízes participaram do painel “Avaliação formativa na formação de magistrados”, coordenado pela professora Michele Jordão Machado.
(AS/CF)