A Escola Judicial do TRT5 vai realizar o Seminário Trabalho Seguro, no próximo dia 17 de outubro, como parte do programa que o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) promovem há seis anos. O evento no regional baiano vai tratar do tema “Violência no Trabalho”, escolhido como foco principal para o biênio 2018-2020, mas abordará também diversos aspectos relativos às perícias judiciais (ver programação abaixo).
A juíza auxiliar da 33ª Vara do Trabalho de Salvador, Silvia Isabelli, uma das palestrantes do Seminário, reafirma a importância de se discutir e se conscientizar a população em relação às diversas formas de violência no ambiente laboral, chamando a atenção para o fato de que muitas vezes nem são percebidas:
“Quando falamos de violência, normalmente fazemos alusão a agressão física, e não relacionamos a outras forma de violência no ambiente de trabalho, às vezes muito mais danosas. Esse tipo de agressão, mental e psicológica, geralmente é depreciativa e silenciosa. Em muitos casos o empregado não sabe que está sofrendo esse tipo de agressão, o que resulta em sintomas como cansaço e desmotivação. Isso resulta em um adoecimento gradativo, que se reflete tanto na dimensão psíquica quanto física do trabalhador”
De acordo com os dados mais recentes do INSS (de 2016), o índice de pessoas afastadas por conta de problemas mentais tem aumentado consideravelmente, e nos três anos anteriores subiu cerca 4%. Doenças como transtornos ansiosos e reação grave ao estresse cresceram ainda mais, cerca de 30% no período. Instalações insalubres, casos de assédio, situações humilhantes e constrangedoras contribuem para esse cenário de degradação da figura humana no exercício de suas atividades profissionais.
O programa Trabalho Seguro no TRT5 é coordenado pela desembargadora Maria das Graças Boness. As inscrições no seminário podem ser feitas pelo e-mail escola.inscricao@trt5.jus.br. As vagas estão disponíveis para magistrados, servidores, procuradores do MPT e servidores do Ministério do Trabalho e Emprego. Confira a programação completa do evento, que acontecerá no auditório da Escola Judicial, em Nazaré: