_O4A9264A efetividade da execução trabalhista foi o tema de aula na tarde desta sexta-feira (10) no 23º Curso de Formação Inicial (CFI) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enamat). O juiz do Trabalho Marcos Vinícius Barroso, integrante da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista, dividiu a palestra em dois pontos para falar das boas práticas e dos instrumentos jurídicos para efetividade da execução.

Um dos pontos mais ressaltados na aula foi a tecnologia, que, segundo o instrutor, está cada vez mais integrada à Justiça do Trabalho. Marcos Barroso também mostrou como fazer pesquisas e utilizar _O4A9257ferramentas que podem auxiliar os juízes a encontrar dados para realizar a execução, como o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e o BacenJud.

Para o magistrado, a execução é um tema pouco explorado na Justiça do Trabalho, e as pessoas têm a visão de que é algo complicado. No entanto, a seu ver, a fase é mais fácil do que parece e um tema de grande relevância. “É importante os juízes aprenderem sobre essas ferramentas porque elas auxiliam na execução”, concluiu.

(Júlia Autuori/CF)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida à reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br