(15/09/2017)

Conhecer os elementos fundamentais para o planejamento de um roteiro de aula foi o foco da palestra Gestão de Métodos e Técnicas de Ensino, ministrada pelo coordenador de formação da Enamat, José Valmir Santos Filho. O evento marcou o último dia do Curso de Formação de Formadores (CFF), voltado para os supervisores dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) dos Tribunais Regionais do Trabalho e que ocorreu de 11 a 14 de setembro.

Santos lembrou que o professor deve optar pelo método de ensino que melhor se aplica à sala de aula, escolhendo os melhores caminhos a serem percorridos para o alcance de objetivos. Além do método, o professor deve eleger, também, que técnicas serão utilizadas para o sucesso de sua aula.

O coordenador deu alguns exemplos de técnicas de ensino, como a aula expositiva. “É a mais usada em educação em qualquer nível no mundo inteiro e, ao mesmo tempo, a mais criticada”, afirma. De acordo com Santos, essa técnica tem como característica principal a transmissão de informações de forma unilateral. Além dela, outras abordagens podem ser utilizadas: estudo dirigido, dramatização, seminário, oficina pedagógica, grupo tutorial e avaliação somativa e formativa. “A avaliação informa o nível de aprendizagem a que cada aluno chegou”, explica.

No fim da aula, Valmir Santos mostrou um filme com exemplos que não devem ser seguidos e elencou as posturas consideradas inadequadas utilizadas pelos professores em sala, passando dicas importantes de como deixar a aula mais interessante. “A postura do professor vai fazer com que o aluno se interesse e aprenda com ele”, concluiu.

(Nathalia Valente/CF)