O 21º Curso de Formação Inicial, promovido pela Enamat, contou com a presença do Juiz do Trabalho Rodolfo Pamplona Filho (TRT da Bahia), que ministrou, aos alunos- juízes, técnica de instrução processual trabalhista.
Na aula, os alunos conheceram um pouco sobre a prática das audiências, postura, deveres e incidentes processuais, por exemplo, como controlar o excesso dos advogados e das partes, e usar a Teoria Geral do Processo para a solução de incidentes.
O juiz também explicou sobre o poder de efetivação das ordens judiciais, inclusive nas ações que tenham por objeto a prestação pecuniária. “Há uma necessidade de equilíbrio entre criatividade, bom senso e responsabilidade institucional”, destacou Pamplona. Ele debateu com os alunos alguns exemplos recentes envolvendo medidas como apreensão de passaporte e bloqueio/cancelamento de cartões de crédito, que são, às vezes, necessárias para assegurar o cumprimento da ordem judicial.
Dr. Rodolfo Pamplona destacou, para os alunos-juízes, a importância do aproveitamento de experiências profissionais anteriores e a conscientização do inicio de uma nova fase como Magistrado.
Waleska Maux/Enamat