Começou nesta terça-feira (30) o Curso de Formação de Formadores de Servidores de Escolas Judiciais (CFF) no módulo Gestão Orçamentária e Contratações, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

A abertura foi realizada pelo Assessor Acadêmico da Diretoria Enamat, José Valmir Santos Filho, que saudou os servidores do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (SIFMT), das 24 Escolas Judicias do Trabalho e lembrou aos participantes que “por se tratar de um curso de Formação de Formadores o conhecimento adquirido deverá ser multiplicado em suas Escolas Judiciais”.

site1

Professor Marcelo Barros Marques

A aula inicial foi ministrada pelo subsecretário de Programação Orçamentária e Financeira do Conselho da Justiça Federal (CJF) Marcelo Barros Marques, que discorreu sobre a teoria do processo orçamentário, abordando o orçamento público e as Leis orçamentárias, que englobam o Plano Plurianual; a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.

site

Professor Marcos Augusto W. S. de Carvalho

No período da tarde, a aula foi ministrada pelo especialista em orçamento público Marcos Augusto W. S. de Carvalho, que falou sobre o processo de elaboração da Lei Orçamentária no âmbito da Justiça do Trabalho e a proposta orçamentária da Escola Judicial. O instrutor falou ainda sobre o impacto da Resolução n. 159 do CNJ na prática dos TRTs e das Escolas Judiciais.

Os alunos avaliaram positivamente o programa e os professores do módulo, relataram ainda que a troca de experiências entre servidores de Escolas Judiciais é fecunda e por isso deve ser contínua.

Waleska Maux/Enamat