Cultivando o Bem-Estar no Exercício da Magistratura

MINISTRANTE: Caroline de Oliveira Bertolino, Psicóloga e instrutora certificada pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies no programa Cultivating Emotional Balance Teacher Training. Habilitada no programa Mindful Self-Compassion Teacher Training pela Universidade da California. Mestranda na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e pós-graduada em Arteterapia pelo NAPE. Também é habilitada pelo Instituto Social Pichon-Riviére para desenvolvimento e coordenação de grupos. Atua nas esferas institucional e educacional para a promoção da saúde mental individual e coletiva. Servidora do TRT4.

1. RESGATANDO A MOTIVAÇÃO (05/08 sexta-feira – das 14h às 18h)

O sentido e a motivação para a função de juiz. O papel do juiz: dimensões de cuidado (de si, da sociedade, da Unidade). Felicidade genuína e dimensão ética. Valores importantes para a função. Motivação intrínseca x motivação extrínseca.

2. EQUILÍBRIO EMOCIONAL ( 19/08, sexta-feira – das 14h às 18)

O que é equilíbrio emocional. O que são as emoções e como interferem no processo de julgar. Como construir episódios emocionais construtivos (aprendendo a lidar com as emoções). O papel das emoções. A influência da percepção no surgimento das emoções.

3. CULTIVANDO O FOCO (09/09, sexta-feira – das 14h às 18)

A importância do foco no trabalho. Como praticar a atenção plena formal e informalmente . A importância de reconhecer o que já existe.

4. COMUNICAÇÃO EMPÁTICA (23/09, sexta-feira – das 14h às 18)

Teoria e prática de comunicação não-violenta. O que é empatia (teoria e prática).

LOCAL: Sede da Escola Judicial – Foro Trabalhista de Porto Alegre – Avenida Praia de Belas, 1432 – Prédio 3 – 2º andar

PÚBLICO-ALVO: Magistrados do TRT4.

INSCRIÇÕES: Até as 12h do dia 22/07 (sexta-feira), PELO link ou Portal VOX > Cursos > Informações e Inscrições

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

PARA MAGISTRADOS: a certificação deste evento está condicionada à frequência mínima exigida na Resolução 08/2011 da ENAMAT, e à entrega tempestiva da avaliação de aprendizagem (Registros Reflexivos ou Síntese Multimídia), de acordo com o Ato Regulamentar 01/16 da Direção da Escola Judicial.

Maiores informações sobre esta atividade, consulte o programa.