No dia 1º de março de 2016, o Conselho Consultivo da ENAMAT reuniu-se para debater as principais ações da gestão que se iniciou na mesma data.
Na reunião, aconteceu a entrega de material institucional aos membros do Conselho, como o catálogo de Atos Normativos vigentes, que regulam as atividades da Escola e foi apresentado o planejamento estratégico da Enamat e os dados dos Programas Nacionais de Formação (PNFI e PNFC), além de informações sobre as Escolas Judiciais e o Sistema Integrado de Formação da Magistratura do Trabalho (SIFMT).
O gestor de educação da Escola, Valmir Santos Filho, apresentou o modelo de educação a distancia da Enamat, que permite o desenvolvimento de cursos especÃficos para os Magistrados do Trabalho. A Enamat utiliza uma ferramenta especialda internet (MOODLE) que é gratuita e foi adaptada por sua equipe, sendo utilizada pelas 24 Escolas Judiciais.
Em seguida, o analista de tecnologia Benhur Oliveira, apresentou o aplicativo da Enamat para smartphone, cujo objetivo é permitir o contato direto de cada magistrado com as atividades da Escola, oferecendo noticias, calendário atualizado de cursos, vÃdeos e informações das EJUDs.
O Conselho da ENAMAT é presidido pela Diretora, Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, e pela Vice-Diretora, Ministra Maria de Assis Calsing. Integram o Conselho Consultivo os ministros João Batista Brito Pereira, Dora Maria da Costa e Hugo Carlos Scheuermann, além dos desembargadores Luiz Ronan Neves Koury (TRT da 3ª Região/MG) e Alexandre Corrêa da Cruz (TRT da 4ª Região/RS) e o Juiz Giovanni Olsson (TRT da 12ª Região/SC), Juiz-Assessor da Direção.
A composição do Conselho, conforme o Estatuto da ENAMAT (Resolução Administrativa nº 1.158/2006, atualizada pela Resolução Administrativa nº 1.362/2009), combina a participação de Ministros do Tribunal Superior do Trabalho e Magistrados de 1º e 2º Graus que sejam integrantes da Direção de Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e que possuam experiência comprovada na área de formação de Magistrados do Trabalho.
O Conselho reúne-se periodicamente para tratar de diversos assuntos definidos nesse Estatuto, entre eles a análise do plano anual de atividades e proposta orçamentária, a celebração de convênios e questões pedagógicas, jurÃdicas e administrativas em geral da Escola Nacional, colaborando com a Direção.
Waleska Maux/Enamat