Os alunos-juízes do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União – CEJUM estiveram visitando a Enamat na tarde desta terça-feira (27).
Acompanhados do Secretário Executivo do CEJUM, Eder Soares de Oliveira, os alunos do 1º Curso de Formação Inicial foram recebidos pelo Juiz-Assessor de Direção da Enamat, Giovanni Olsson, e pela Subsecretária Administrativo-Acadêmica Denimar Ferreira de Menezes Noronha.
A comitiva conheceu as instalações da Escola, a sala onde ocorrem as videoconferências, o auditório, as salas de aula e o estúdio de TV da Enamat.
Em seguida, o juiz Giovanni Olsson fez uma pequena apresentação da Escola, falando sobre sua missão, os cursos oferecidos e as parcerias nacionais e estrangeiras firmadas pela Enamat.
O secretário Eder Oliveira informou que o CEJUM ansiava por conhecer a Enamat, porque ”é uma escola modelo para todas as demais”.
O CEJUM foi criado pelo Superior Tribunal Militar, por meio da Resolução nº 166, de 15 de outubro de 2009, e capacitava magistrados e servidores, mas, a partir de 2012, quando houve a uniformização das atividades das Escolas Judiciais (Resolução n. 159 do CNJ), o CEJUM passou a capacitar somente magistrados. Seu Coordenador-Geral é Ministro José Coêlho Ferreira, do Superior Tribunal Militar.
A justiça militar de Primeira Instancia tem hoje 39 juízes auditores entre juízes militares e substitutos. Para 2016, o CEJUM pretende realizar um curso de vitaliciamento e mais dois cursos de formação continuada para os magistrados.
Entre os seus objetivos, estão o planejamento e a promoção sistemática de estudos e pesquisas voltados à modernização e aperfeiçoamento dos serviços judiciários; o planejamento, promoção e avaliação de eventos acadêmicos e culturais; e a execução de programas, projetos e atividades que lhe forem cometidas ou solicitadas por órgãos da Administração do Superior Tribunal Militar.
Waleska Maux/Enamat