O professor François Hubault, da Universidade de Paris, abriu o segundo dia do Seminário Internacional Trabalho Seguro, realizado no TST, em Brasília, com a conferência sobre os rumos da gestão de risco nas organizações do trabalho.

O evento, com 1.613 inscritos entre magistrados, estudantes, advogados, professores  e servidores públicos,  tem participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros.

François Hubault e ministro do TST Walmir Oliveira da Costa

François Hubault e ministro do TST Walmir Oliveira da Costa

Hubault, que também é diretor do Departamento de Ergonomia e Ecologia Humana na Universidade francesa, concedeu entrevista televisiva à Enamat antes do evento e conheceu as dependências da Escola.

Em sua conferência, hoje (22), ele destacou a existência da Enamat e elogiou a missão da Escola. “Aqui está uma Escola Nacional que toma dimensões muito maiores e não conheço, na França, nenhuma Escola de Magistrados do Trabalho, principalmente com esse olhar. É muito importante ser considerada a consequência dessa abertura e muito importante que essa capacitação seja oferecida. O trabalho não é um emprego e sim, uma atividade”, ressaltou. O ministro do TST Walmir Oliveira da Costa, mediador da conferência, prometeu entregar um vídeo sobre a missão e trabalho da Escola ao palestrante estrangeiro.

François Hubault

François Hubault

O professor falou sobre a subjetividade nas relações de trabalho e a capacidade de o empregado agir, por exemplo, quando um colega de profissão está enfrentando dificuldades. “Saúde é a possibilidade de sentir, é a potência de atividade na expressão da pessoa”, frisou.

Sobre a questão do risco, François defende que ele nem deveria existir e que pode ser considerado um fracasso numa relação de poder. “Precisamos antecipar-nos ao fator risco. Busquemos reduzir os riscos e busquemos a saúde”, salientou o professor.

Em relação à função antropológica do trabalho, Hubault chamou a atenção para a importância do trabalho seguro e para o fato de que o homem é capaz de reagir num mundo em que ele não pode controlar. “O  verdadeiro trabalho seguro é quando uma organização de trabalho dá recursos para enfrentar os riscos”.

Auditório do TST

Auditório do TST

Em sua palestra, o professor citou os conceitos de antecipação, extrapolação e prevenção e disse que a verdadeira previsão se sobrepõe à probabilidade.

O evento, que acontece até o dia 23 de outubro, é uma realização do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e do Programa Trabalho Seguro.

Waleska Maux/Enamat

Fotos: Felippe Sampaio