O professor René Mendes, médico especialista em Saúde Pública e em Medicina do Trabalho, foi o palestrante da tarde do primeiro dia do Curso de Formação Continuada (CFC) sobre Estabelecimento do Nexo de Causalidade entre Doença e Trabalho, que acontece no auditório da Enamat, em Brasília, e conta com a participação de mais de 60 Magistrados do Trabalho de várias regiões do país.
René Mendes discorreu sobre as tendências taxonômicas em Patologia do Trabalho e sua aplicação no Brasil, citando as “doenças profissionais” e a evolução conceitual e tendências das listas estrangeiras e internacionais de doenças relacionadas ao trabalho. Falou ainda sobre os critérios de inclusão, a lista da OIT (Revisão de 2010) e os reflexos da Lei n. 8.213/91, principalmente no que diz respeito aos Artigos 20 e 21.
René Mendes é Mestre, Doutor e Livre-Docente em Saúde Pública pela USP, São Paulo. Na carreira internacional, foi Conselheiro Regional de Saúde Ocupacional da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) – Região das Américas, em Washington, e Conselheiro Regional de Saúde e Segurança no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – Região da América Latina e Caribe. Atualmente é Diretor de Relações Internacionais da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT .
O CFC é promovido pela Associação Nacional dos Médicos do trabalho (ANAMT), gestora interinstitucional do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Waleska Maux/Enamat